Animal

Tubarão de dois metros é encontrado na Baía de Guanabara

Animal pode chegar a 5 metros de comprimento

Segundo biólogo, não é uma espécie comum na Baía da Guanabara
Segundo biólogo, não é uma espécie comum na Baía da Guanabara |  Foto: Via Redes Sociais
 

Pescadores encontraram um tubarão-tigre na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, na noite de quarta-feira (22). O animal estava próximo a Praia de Tubiacanga e mede cerca de 2 metros.

Nas redes sociais, as imagens do tubarão circularam e não agradaram a muitos, que criticaram o fato do bicho ter sido removido do seu habitat. 

“Custava devolvê-lo ao mar?” Os humanos são monstros”, reclamou uma publicação.

"Porque não soltaram ????”, perguntou uma interauta indignada.

De acordo com o biólogo Rodrigo Leão de Moura, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a espécie é uma das maiores que circulam na costa brasileira, podendo atingir pouco mais de 5 metros de comprimento. Ele ainda acrescentou que esses tubarões estão presentes em águas tropicais e subtropicais do mundo todo, geralmente solitários e associados à plataforma continental.

"No Brasil, ocorrem próximos à costa principalmente no inverno, justamente na época reprodutiva. As fêmeas tendem a se aproximar da costa para parir seus filhotes. Sāo ovovivíparas, ou seja, retém os ovos no interior do corpo durante uma gestação de cerca de 16 meses", informou o biólogo.

Rodrigo ainda acrescentou que a espécie não é agressiva, mas pode causar acidentes fatais quando morde banhistas e surfistas. Por fim, segundo o biólogo, não é uma espécie comum na Baía da Guanabara, dadas as péssimas condições sanitárias e à sobrepesca no local.

< Prior oferece ajuda a Luva de Pedreiro: 'Projeto sua casa' Ex-namorado da mãe de Neymar encerra conta no OnlyFans <